A Primeira Infância é o período que vai da concepção até os seis anos de idade, fase fundamental para o desenvolvimento da estrutura física, psíquica e de habilidades sociais.
As experiências nesse período influênciam, por toda a vida, a criança e sua relação com as pessoas que a rodeiam. É também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Quando este período da vida inclui suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócio-emocionais, a criança terá potencialmente uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas.
Nesse sentido a educação infantil tem papel primordial, complementando a ação da família no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. Oferecida em créches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade e em pré-escolas para crianças de quatro a seis anos, a atividade exige atenção especial.
Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a última década forneceu mais evidências de que a boa qualidade dos programas de cuidados e educação na primeira infância, na família e em programas mais estruturados tem impacto positivo sobre a sobrevivência, o crescimento, o desenvolvimento e o potencial de aprendizagem da criança.